top of page
  • Foto do escritorBlack Canary

A Magia de Baz Luhrmann

Assim como algumas semanas atrás fizemos uma homenagem ao incrível diretor Joe Wright e suas inesquecíveis obras de arte, com o lançamento de Elvis, não poderíamos perder a chance de lembrar toda a magia Baz Luhrmann ao longo dos anos. Do icônico Moulin Rouge à adaptação de O Grande Gatsby, o cineasta traz um pouco mais de brilho para todas as suas produções, que têm um lugar especial em nossos corações.



1. Romeu + Julieta (1996)




Como se esquecer de quando Leonardo DiCaprio foi o protagonista da história de amor mais conhecida do mundo? Baz Luhrmann marcou o início do cinema moderno com a releitura do clássico de Shakespeare, Romeu e Julieta, em 1996, com camisas havaianas, fantasias medievais e um pouco mais de modernidade. A melhor adaptação da obra? Talvez não, mas com certeza tem sua magia à parte.




2. Moulin Rouge (2001)




Se você puder assistir apenas um filme de Baz Luhrmann, assista Moulin Rouge. O filme mais lindo, a história mais apaixonante, com a trilha sonora mais incrível. Moulin Rouge tem esse ar de eternidade, de atemporalidade, apesar de retratar justamente a mudança do século XIX para o XX. Com mais de vinte anos do seu lançamento, continua sendo um dos filmes mais icônicos da história do cinema.




3. Australia (2008)




Um empasse da crítica? Talvez, mas Australia tem uma fotografia linda e uma produção incrível. Peca um pouco no desenvolvimento e no roteiro, mas compensa com um elenco ótimo e uma certa paixão especial de Luhrmann, afinal, se trata de sua terra natal. Além disso, Nicole Kidman volta a trabalhar com Baz Luhrmann, mas em um papel muito diferente do seu em Moulin Rouge, apenas mostrando ainda mais o talento de ambos.




4. O Grande Gatsby (2013)




Se Moulin Rouge é o filme mais lindo da lista, O Grande Gatsby é um segundo lugar não muito distante. Adaptação da obra de F. Scott Fitzgerald, a produção consegue capturar toda a essência luxuosa e caótica dos anos vinte em Nova York como pouquíssimas outras, e não há ninguém melhor para trazer Gatsby à vida de maneira tão fiel quanto Luhrmann. O Grande Gatsby com Leonardo DiCaprio, Carey Mulligan, Tobey Maguire e Elizabeth Debick é um dos raros casos em que uma adaptação é tão boa que nos incentiva a ler (ou reler) a obra original.




5. Elvis (2022)




Por fim, chegamos em 2022, quase trinta anos depois de Vem Dançar Comigo, primeiro grande sucesso de Baz Luhrmann, e o cineasta escolheu ninguém menos que o rei do Rock para comemorar essa data tão marcante em sua carreira. Elvis, que será lançado em poucas semanas, já promete ser um dos maiores filmes do ano, e, relembrando seus antecessores, não temos nenhuma dúvida.



*Romeu + Julieta está disponível no Star+

*Moulin Rouge está disponível no Star+

*O Grande Gatsby está disponível na HBO Max

*Elvis estreia dia 14 de Julho no Brasil

Comments


bottom of page