top of page

Barão Zemo - Falcão e o Soldado Invernal

Foto do escritor: Scarlet WitchScarlet Witch

Vou fazer algo que prometi para mim mesma quando criei o Canary Reviews que não faria, um post que praticamente só traz spoilers e nada de novo, mas Zemo é um dos poucos personagens que merece um post assim.



Falcão e o Soldado Invernal começou a ser lançada no dia 19 de março, mas, depois do episódio de hoje, eu tive certeza que o Barão Zemo merecia um post só dele. Em primeiro lugar, desculpe a todos os fãs de WandaVision por não ter feito um post assim sobre a Agatha também, mas vocês vão entender depois, então continuem lendo!


O motivo de estar fazendo esse post é porque Zemo é um fenômeno muito raro. Não é sempre que um personagem quase secundário em um filme lançado anos atrás reaparece em um projeto novo e tem um arco de história tão bem construído. Zemo foi um bom vilão em Guerra Civil, mas ninguém esperava que ele retornasse, muito menos como anti-herói (sim, é diferente de vilão). Foi realmente uma jogada de mestre da Marvel trazer ele de volta e ainda fazer os fãs gostarem dele, porque nós simplesmente não conseguimos superar ele dançando agora. E esse é o meu ponto, o Zemo dançando. Já imaginaram o Thanos dançando?



Daniel Brühl é um ator tão fantástico que essa cena foi inclusive improvisada, e fez tanto sucesso que agora tem até versão estendida (Obrigada Marvel!). Mas se fosse só o Zemo dançado, alguém poderia argumentar que a Agatha cantou em WandaVision, então... O que realmente me motivou a escrever esse post é a profundidade que o personagem de Brühl está ganhando à cada episódio (e o de hoje foi só o segundo dele). Zemo não é mais só o vilão secundário de Guerra Civil, ele é o Barão Zemo, a última esperança de Bucky e Sam na luta contra os apátridas e a única pessoa sã na sala, ao que parece.


Zemo vê o que os outros se recusam a admitir, que nunca haverá outro Steve Rogers e que a realidade é sim cruel e fria, que conversar e argumentar nem sempre ajuda, como entrar voando pela janela ou dar uma de Soldado Invernal também nem sempre é a solução. O que faz com que sejamos tão cativados por Zemo é a sua honestidade e realismo, sem falar no ótimo senso de humor. Ele dança, faz um discurso sobre Marvin Gaye e toma chá de flor de cerejeira enquanto as Dora Milaje estão dando uma surra em John Walker. Tem como não amar ele?



Sim, ele ainda é um vilão, que mata à sangue frio e sempre se salva primeiro, mas não podemos dizer que ele não é cativante, assim como Agatha também foi. A diferença entre os dois é que, além de Zemo não matar cachorrinhos, ele já tem uma história em produções anteriores, o que faz com que seu arco narrativo possa ser mais amplo e profundo, diferentemente da Agatha, que só apareceu agora em WandaVision. Zemo pode não ser um herói, mas é um ótimo anti-herói. Seja como for, só tenho certeza de uma coisa, #TeamZemo #Zemoverse.


*Falcão e Soldado Invernal está disponível com exclusividade no Disney+

Comments


bottom of page