Com todo respeito à Agatha Christie, mas Morte no Nilo só comprovou o que eu já desconfiava depois de Assassinato no Expresso Oriente. Sherlock Holmes é melhor.
Meus problemas com as histórias da Agatha Christie não são recentes, sempre as considerei um pouco melodramáticas e com um apelo emocional muito maior do que seria necessário em uma história de detetive, mas, considerando Morte no Nilo puramente como uma adaptação de uma obra clássica, o filme é extraordinário.
Gostaria de começar ressaltando a linda fotografia e a produção maravilhosa, com um elenco incrível, com Gal Gadot (Mulher-Maravilha), Armie Hammer (Me Chame Pelo Seu Nome), Emma Mackie (Sex Education), Kenneth Branagh (Belfast) e esse lindo colar da Tiffany, usado por ninguém menos que Audrey Hepburn. Morte no Nilo realmente impressiona com a qualidade de sua produção, o que faz com que todos se sintam envolvidos pela história mesmo que não sejam particularmente fãs da obra original (eu).
A fotografia do filme, com essa atmosfera da Era de Ouro de Hollywood, lembra um pouco grandes produções, como Casablanca (1942) e Ladrão de Casaca (1955). Amantes de filmes antigos, que já estão acostumados com o melodrama dos filmes antigos, vão ficar encantados com Morte no Nilo. Como disse na resenha de Emma, é sempre difícil avaliar um filme quando se trata de uma adaptação de uma obra clássica, e estamos falando de Agatha Christie, e a versão de Kenneth Branagh (que, além de atuar, também dirige o filme) faz jus à obra na qual é inspirada. Com poucas mudanças e algumas liberdades criativas tomadas pelo diretos, Morte no Nilo é um dos raros exemplos de uma boa e fiel adaptação de um livro complexo, junto com seu irmão, Assassinato no Expresso Oriente.
Avaliar Morte no Nilo é uma tarefa difícil em vários níveis diferentes, mas ainda é uma grande produção. A obra possui alguns pontos negativos marcantes, mas pontos positivos memoráveis, e a nota do Canary Reviews é 7,8. Pode não ser o melhor filme do ano, mas certamente é um filme que vale a pena assistir, tanto por sua inspiração em um dos maiores livros de mistério já escritos, quanto por seu elenco, fotografia e produção excelentes.
"As férias do detetive belga Hercule Poirot à bordo de um glamouroso cruzeiro no Egito se transforma em uma caçada a um assassino quando a lua de mel de um famoso casal é interrompida."
*Morte no Nilo está disponível no Star+
Comments