top of page
  • Foto do escritorBlack Canary

Tolkien: Resenha

A tão aguardada biografia de J. R. R. Tolkien, autor de O Hobbit e O Senhor dos Anéis finalmente estreou no Brasil, com ninguém menos que Nicholas Hoult (X-Men) como o icônico escritor, mas pode surpreender alguns com sua abordagem.



Nicholas Hoult parece se identificar com personagens geniais e/ou levemente fora do comum. Depois de Hank McCoy, o Fera dos X-Men, e de J. D. Salinger em Rebel in the Rye, Hoult não parece ter tido grandes dificuldades para entrar no personagem em Tolkien. O mesmo pode-se dizer de Lily Collins (Simplesmente Acontece), que parece perfeita no papel de Edith, futura esposa de Tolkien. O filme aborda não a criação de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, mas a vida do escritor até o momento em que começou a escrevê-los, o que pode ter decepcionado alguns fãs. Desde a infância até a guerra, passando pela juventude e vida na universidade, Tolkien apresenta um ângulo muito interessante de J. R. R. Tolkien.


A fértil imaginação de Tolkien se torna o plano de fundo ideal para a biografia, com figuras míticas e criaturas mágicas surgindo tão facilmente como o escritor aprendia ou criava uma nova língua. Também é possível ver como os eventos em sua vida influenciaram a sua escrita, desde os os mitos e lendas que lia quando criança até as tragédias da guerra. Por outro lado, Tolkien é uma homenagem à linguagem de modo geral. O significado das palavras, que vai muito além da definição do dicionário, é lembrado diversas vezes, e adquire cada vez mais importância na narrativa.


Com uma fotografia muito bonita, um elenco incrível e algumas cenas emocionantes, Tolkien é um filme muito interessante para os fãs de literatura, e não é necessário ser um fã da obra de Tolkien para gostar da produção. Muito além do que a biografia de um grande escritor, Tolkien é sobre amizade, paixão, amor, vocação e, é claro, palavras. Nossa note é 9,0 e indicamos muito a produção.



"Tolkien explora a juventude do autor J. R. R. Tolkien ao encontrar amizade, amor e inspiração artística entre um grupo de colegas da escola após o falecimento de sua mãe. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, que ameaça acabar com a “irmandade”, sua vida muda drasticamente. Todas essas experiências inspirariam Tolkien a escrever seus famosos romances da Terra-Média."


*Tolkien está disponível no Star+

Comments


bottom of page